Quer trabalhar com viagens de premiação? Descubra as 7 principais características para atuar nessa área
Saiba
como surpreender e encantar executivos de alto escalação em viagens de
incentivo de grandes empresas, como Mondelēz, Whirlpool e BMG
São Paulo, janeiro de 2024 — Usar a criatividade
para imaginar cenários e atividades inusitadas e divertidas é apenas o começo
do projeto de uma experiência de incentivo. “Pesquisar sobre o cliente, a marca
e o público é um trabalho extenso, que pode levar meses. O planejamento da
viagem é uma etapa que exige alta personalização. Tudo é pensado em detalhe”,
revela Paulo Farnese, CEO e fundador da EAÍ?!
Content Experience, agência de live marketing.
De
acordo com dados
do relatório “Viagens de incentivo: chaves, dimensão e realidade de um
contexto básico na economia do turismo”, elaborado pelo ObservaTUR espanhol, o
setor deve crescer 400% em dez anos, movimentando 200 bilhões de euros em 2031,
no mercado global. Isto porque o turismo corporativo se mostra uma excelente
ferramenta para fidelizar colaboradores de alta performance, reforçar a cultura
da empresa e impulsionar as vendas por meio da motivação e do engajamento
dos profissionais.
Farnese
destaca ainda que o objetivo de uma viagem de incentivo é tornar o momento
inesquecível, para que as pessoas guardem na memória com carinho e sentimento
de gratidão. “Sabe aquela tranquilidade de ser bem cuidado? A viagem de
incentivo é isso. Pesquisas de mercado mostram que, enquanto um prêmio em
dinheiro se perde na conta e é rapidamente esquecido, uma viagem marcante fica
na memória afetiva por mais de 10 anos.”
Levantamento
do Infojobs
informa que, para 77% dos profissionais de Recursos Humanos, hard e soft
skills possuem a mesma importância nos processos seletivos. Mas para 20% dos
respondentes, as habilidades comportamentais já são mais importantes. Este é o
caso das equipes que trabalham com viagens de incentivo. Por isso, a EAÍ?!
listou as 7 principais características para quem quer desempenhar bem essa
atividade:
1- Organizado
Cumprir
cronogramas, ser pontual e andar por aí com múltiplos check lists pode ser
fundamental em muitas profissões. Mas quando se tem um grupo que pode chegar a
500 pessoas em trânsito, é imprescindível manter o passo dos participantes e
não deixar de cumprir nenhuma etapa do planejamento. Ninguém pode ficar
perdido, ser esquecido, chegar atrasado ou estar mal assistido. O organizador
assume a responsabilidade por todos.
2- Atento
Entrar
em um restaurante e pedir para ajustar o ar-condicionado ou colocar uma música
ambiente agradável. O olhar de um service client está sempre aprimorando a
experiência e antecipando problemas ou situações desconfortáveis . “Dependendo
do lugar onde você está, as pessoas precisam ser orientadas a se portar de uma
forma ou de outra e se alinhar à cultura da região. Roupas, gestos ou
comportamentos naturais para nós podem ser considerados ofensivos em outros
países”, esclarece Farnese.
3- Gentil
Pode
chover, fazer muito calor, aparecer algum conflito, não importa. A gentileza e
a paciência de quem está na ponta do atendimento precisa ser inabalável. A
alegria em servir, estar disponível e receber bem deve ser exercida
espontaneamente e com leveza, para que os clientes não sintam a pressão dos
bastidores. São os princípios da boa hospitalidade.
4- Criativo
A
experiência não pode ser óbvia. Afinal, os contemplados muitas vezes são
pessoas que já conhecem o mundo. O que torna uma viagem inesquecível são os
detalhes. “Levar o grupo para voar de balão na Turquia pode não ser novidade.
Mas levá-los para jantar no museu subterrâneo da Capadócia pode ser memorável
se nas paredes o público ainda encontrar quadros com mensagens da família.”
5- Resolvedor
“Vamos
supor que a bagagem de alguém extraviou. O trâmite para o resgate ou a
reposição dos itens perdidos é todo da equipe. A mala precisa aparecer no quarto
da pessoa sem que ela tenha nenhum desgaste.” Para Farnese, o talento de se
comunicar e resolver problemas improvisando soluções é uma característica
difícil de ser ensinada, porque tem a ver com sensibilidade e atitude. Se você
é aquela pessoa que gosta de colocar a mão na massa e sente prazer em desatar
nós, essa carreira pode ser bastante indicada.
6- Extrovertido
É
preciso gostar de estar entre pessoas, frequentar festas, planejar eventos e
experiências, conhecer muita gente, saber se comunicar bem e fazer isso com
naturalidade. Caso contrário, o atendimento pode se tornar arrastado ou o
cansaço dos introvertidos transparece para o público como desagrado. Se você
gosta de silêncio e solidão, essa atividade pode acarretar estresse e
frustração. Mas bom senso: excesso de simpatia não pode virar invasão de
privacidade nem fofocas com os convidados.
7- Culto
A
atuação nas viagens de incentivo depende um tanto também do repertório de cada
um. Se você viaja, conhece muitos países, sabe o que é uma comida bem feita e o
que é um ambiente agradável, a criatividade e a atenção contarão com um olhar
preparado. Ser curioso e ter vontade de sempre descobrir mais sobre outras
culturas pode alimentar o aprimoramento profissional nessa área.
Sobre a EAÍ?!
A
EAÍ?! Content Experience é uma agência de live marketing que valoriza a jornada
do público por meio de uma forma inovadora de pensar e realizar eventos,
campanhas de incentivo, viagens de premiação, promoções e brand experience.
Entre outros serviços, a empresa oferece uma jornada de conteúdo e interação
focada nas pessoas, trazendo a exclusiva metodologia pautada no Content
Experience, que integra funcionalidades como Multiplataforma (Metaverso),
Estratégias de Gamificação e interação. Fundada em 2016, a EAÍ?! trabalha com
grandes players do mercado, entre eles Whirlpool, Heineken, Kimberly-Clark,
Mondelēz e Havaianas. Além disso, a agência acumula prêmios ao longo dos anos,
entre eles, 11 troféus conquistados em diferentes categorias somente no último
ano.
Mais
informações em: https://eaimkt.com.br/
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